GRANEL QUÍMICA LTDA.
Terminal de São Luís 2 – São Luís (MA).
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO.
O Terminal é titular da AO/ANP nº 1.043/2015.
1-) CAPACIDADE DO TERMINAL:
BACIA 01
TAG | MATERIAL | CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ | NORMA FABRICAÇÃO. | (*) PRODUTOS |
TQ-1 | Aço Carbono | 5.606,197 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-2 | Aço Carbono | 5.593,248 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-3 | Aço Carbono | 5.633,493 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-4 | Aço Carbono | 5.595,953 | API-650 | Classes I, II e III |
Total Capacidade da Bacia 01: 22.428,891 m³.
BACIA 02
TAG | MATERIAL | CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ | NORMA FABRICAÇÃO. | (*) PRODUTOS |
TQ-5 | Aço Carbono | 3.318,130 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-6 | Aço Carbono | 3.318,130 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-7 | Aço Carbono | 3.325,532 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-8 | Aço Carbono | 3.314,619 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-9 | Aço Carbono | 3.324,233 | API-650 | Classes I, II e III |
Total Capacidade da Bacia 02: 16.600,644 m³.
BACIA 03
TAG | MATERIAL | CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ | NORMA FABRICAÇÃO. | (*) PRODUTOS |
TQ-10 | Aço Carbono | 2.121,845 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-11 | Aço Carbono | 2.134,860 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-12 | Aço Carbono | 2.130,543 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-13 | Aço Carbono | 2.125,911 | API-650 | Classes I, II e III |
TQ-14 | Aço Carbono | 2.133,034 | API-650 | Classes I, II e III |
Total Capacidade da Bacia 03: 10.646,193 m³.
(*) Todos os Tanques estão autorizados a armazenar Produtos das Classes I, II e III, destacando-se: Gasolina, Óleo Diesel, Etanol Combustível, Biodiesel, etc.
O Terminal opera 24 (vinte e quatro) horas/dia.
GIRO:
Para fins de cálculo, estima-se que o Terminal possa “Girar” por mês, 3 vezes a Capacidade Operacional de seus tanques.
Portanto, a capacidade operacional total pode ser estimada em 149.027,184 m³.
1.1-) CAPACIDADE MÁXIMA DE MOVIMENTAÇÃO:
Capacidade de Recebimento e de Expedição de Produtos:
1.1.1-) Modal Rodoviário:
– O Terminal possui 01 (uma) Plataforma Rodoviária, com 04 (quatro) Ilhas e 08 (oito) baias.
– Para Operações de Carregamento Rodoviário:
14 (dezessete) bombas para carregamento rodoviário, com vazão de até 250 m³/h.
– Para Operações de Descarregamento Rodoviário:
02 (duas) bombas para descarregamento rodoviário, com vazão de até 150 m³/h.
O “Tempo Estimado” para carregamento e descarregamento rodoviário, engloba a hora de ingresso do veículo no terminal, checklist, operação, emissão dos documentos fiscais e saída do veículo do Terminal.
Tempo estimado para Carregamento de um Caminhão Tanque – 30 m³: 90 minutos.
Tempo estimado para Carregamento de um Caminhão Bitrem: 100 minutos.
Tempo estimado para descarregamento de um caminhão tanque – 30 m³: 40 minutos.
Tempo estimado para descarregamento de um caminhão bitrem: 50 minutos.
CAPACIDADE MÉDIA MENSAL ESTIMADA DE MOVIMENTAÇÃO DO MODAL RODOVIÁRIO:
Para cálculo da Estimativa de Movimentação Média do Terminal, considerou-se:
– 24 horas/dia, operando 30 dias/mês (média).
– 6 Veículos/hora – Carga ou Descarga de Produtos.
– 144 dia
– 4.320 Veículos/mês.
– 129.600 m³/mês. (base média de caminhão de 30m³)
Os números poderão ser revistos mensalmente.
1.1.2 – MODAL MARÍTIMO:
– Operações de Carregamento de Navios;
Não se aplica.
– Operações de Descarregamento de Navios:
Considerando que os 04 (quatro) dutos portuários do Terminal operam com vazão média de 300 m³/h, estima-se que um tanque de navio com capacidade para 15.000 m³, com o emprego de 02 (dois) dutos portuários, pode ser carregado em aproximadamente 25 horas.
2-) Acompanhamento e Revisão do Presente Demonstrativo:
O Presente Demonstrativo será revisto periodicamente, sendo atualizado em conformidade com as operações do Terminal.
O Presente documento foi elaborado em 03 de outubro de 2.022. Revisão 00