Granel Química LTDA São Luís Capacidade de Movimentação

GRANEL QUÍMICA LTDA.

Terminal de São Luís 2 –  São Luís (MA).

CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO.

O Terminal é titular da AO/ANP nº 1.043/2015.

1-) CAPACIDADE DO TERMINAL:

BACIA 01

TAG MATERIAL CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ NORMA FABRICAÇÃO. (*) PRODUTOS
TQ-1 Aço Carbono 5.606,197 API-650 Classes I, II e III
TQ-2 Aço Carbono 5.593,248 API-650 Classes I, II e III
TQ-3 Aço Carbono 5.633,493 API-650 Classes I, II e III
TQ-4 Aço Carbono 5.595,953 API-650 Classes I, II e III

 

Total Capacidade da Bacia 01:                                                         22.428,891 m³.

 

BACIA 02

TAG MATERIAL CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ NORMA FABRICAÇÃO. (*) PRODUTOS
TQ-5 Aço Carbono 3.318,130 API-650 Classes I, II e III
TQ-6 Aço Carbono 3.318,130 API-650 Classes I, II e III
TQ-7 Aço Carbono 3.325,532 API-650 Classes I, II e III
TQ-8 Aço Carbono 3.314,619 API-650 Classes I, II e III
TQ-9 Aço Carbono 3.324,233 API-650 Classes I, II e III

 

Total Capacidade da Bacia 02:                                                         16.600,644 m³.

 

BACIA 03

TAG MATERIAL CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ NORMA FABRICAÇÃO. (*) PRODUTOS
TQ-10 Aço Carbono 2.121,845 API-650 Classes I, II e III
TQ-11 Aço Carbono 2.134,860 API-650 Classes I, II e III
TQ-12 Aço Carbono 2.130,543 API-650 Classes I, II e III
TQ-13 Aço Carbono 2.125,911 API-650 Classes I, II e III
TQ-14 Aço Carbono 2.133,034 API-650 Classes I, II e III

 

Total Capacidade da Bacia 03:                                                         10.646,193 m³.

 

(*) Todos os Tanques estão autorizados a armazenar Produtos das Classes I, II e III, destacando-se: Gasolina, Óleo Diesel, Etanol Combustível, Biodiesel, etc.

O Terminal opera 24 (vinte e quatro) horas/dia.

GIRO:

Para fins de cálculo, estima-se que o Terminal possa “Girar” por mês, 3 vezes a Capacidade Operacional de seus tanques.

Portanto, a capacidade operacional total pode ser estimada em             149.027,184 m³.

 

1.1-) CAPACIDADE MÁXIMA DE MOVIMENTAÇÃO:

Capacidade de Recebimento e de Expedição de Produtos:

 

1.1.1-) Modal Rodoviário:

– O Terminal possui 01 (uma) Plataforma Rodoviária, com 04 (quatro) Ilhas e 08 (oito) baias.

– Para Operações de Carregamento Rodoviário:

14 (dezessete) bombas para carregamento rodoviário, com vazão de até 250 m³/h.

 

– Para Operações de Descarregamento Rodoviário:

02 (duas) bombas para descarregamento rodoviário, com vazão de até 150 m³/h.

 

O “Tempo Estimado” para carregamento e descarregamento rodoviário, engloba a hora de ingresso do veículo no terminal, checklist, operação, emissão dos documentos fiscais e saída do veículo do Terminal.

 

Tempo estimado para Carregamento de um Caminhão Tanque – 30 m³:   90 minutos.

 

Tempo estimado para Carregamento de um Caminhão Bitrem: 100 minutos.

 

Tempo estimado para descarregamento de um caminhão tanque – 30 m³: 40 minutos.

 

Tempo estimado para descarregamento de um caminhão bitrem:    50 minutos.

 

CAPACIDADE MÉDIA MENSAL ESTIMADA DE MOVIMENTAÇÃO DO MODAL RODOVIÁRIO:

Para cálculo da Estimativa de Movimentação Média do Terminal, considerou-se:

– 24 horas/dia, operando 30 dias/mês (média).

– 6 Veículos/hora – Carga ou Descarga de Produtos.

– 144 dia

– 4.320 Veículos/mês.

– 129.600 m³/mês. (base média de caminhão de 30m³)

Os números poderão ser revistos mensalmente.

 

1.1.2 – MODAL MARÍTIMO:

– Operações de Carregamento de Navios;

Não se aplica.

– Operações de Descarregamento de Navios:

Considerando que os 04 (quatro) dutos portuários do Terminal operam com vazão média de 300 m³/h, estima-se que um tanque de navio com capacidade para 15.000 m³, com o emprego de 02 (dois) dutos portuários, pode ser carregado em aproximadamente 25 horas.

 

2-) Acompanhamento e Revisão do Presente Demonstrativo:

O Presente Demonstrativo será revisto periodicamente, sendo atualizado em conformidade com as operações do Terminal.

O Presente documento foi elaborado em 03 de outubro de 2.022. Revisão 00