GRANEL QUÍMICA LTDA.
Terminal de Alemoa – SANTOS (SP).
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO.
O Terminal é titular da AO/ANP nº 172/2020.
1-) CAPACIDADE DO TERMINAL:
BACIA 02 –
TAG | MATERIAL | CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ | NORMA FABRICAÇÃO. | (*) PRODUTOS |
TQ-2-10 | Aço Carbono | 2.746 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-2-11 | Aço Carbono | 2.748 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-2-12 | Aço Carbono | 2.745 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-2-13 | Aço Carbono | 2.745 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-2-14 | Aço Carbono | 4.084 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-2-15 | Aço Carbono | 4.086 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-2-16 | Aço Carbono | 4.085 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-2-17 | Aço Carbono | 853 | API-620 | Classes I, II e III |
Total Capacidade da Bacia 02: 24.092 m³.
BACIA 03 –
TAG | MATERIAL | CAPACIDADE OPERACIONAL – m³ | NORMA FABRICAÇÃO. | (*) PRODUTOS |
TQ-3-18 | Aço Carbono | 4.093 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-19 | Aço Carbono | 4.079 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-20 | Aço Carbono | 4.072 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-21 | Aço Carbono | 849 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-22 | Aço Carbono | 849 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-23 | Aço Carbono | 4.088 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-24 | Aço Carbono | 4.082 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-25 | Aço Carbono | 4.074 | API-620 | Classes I, II e III |
TQ-3-26 | Aço Carbono | 852 | API-620 | Classes I, II e III |
Total Capacidade da Bacia 03: 27.038 m³.
TOTAL DA CAPACIDADE OPERACIONAL DO TERMINAL: 51.130 m³.
(*) Todos os Tanques estão autorizados a armazenar Produtos das Classes I, II e III, destacando-se: Gasolinas, Óleo Diesel, Etanol Combustível, Biodiesel, Mistura Óleo Diesel/Biodiesel, Solventes, Lubrificantes, etc.
O Terminal pode operar 24 (vinte e quatro) horas/dia, caso se mostre necessário.
GIRO:
Para fins de cálculo, estima-se que o Terminal possa “Girar” por mês, 1,2 vezes a Capacidade Operacional de seus Tanques.
Portanto, a Capacidade Operacional Total pode ser estimada em 61.356 m³.
1.1-) CAPACIDADE MÁXIMA DE MOVIMENTAÇÃO:
Capacidade de Recebimento e de Expedição de Produtos:
1.1.1-) Modal Rodoviário:
– O Terminal possui 01 (uma) Plataforma Rodoviária, com 05 (cinco) Ilhas e 09 (nove) Baias.
– Para Operações de Carregamento Rodoviário:
17 (dezessete) Bombas para Carregamento Rodoviário, com Vazão de 250 m³/h.
– Para Operações de Descarregamento Rodoviário:
02 (duas) Bombas para Descarregamento Rodoviário, com Vazão de 180 m³/h.
O “Tempo Estimado” para Carregamento e Descarregamento Rodoviário, engloba a hora de ingresso do veículo no Terminal, Check-List, Operação, emissão dos documentos fiscais e saída do veículo do Terminal.
Tempo estimado para Carregamento de um Caminhão Tanque – 30 m³: 30 minutos.
Tempo estimado para Carregamento de um Caminhão Bi-Trem: 50 minutos.
Tempo estimado para Descarregamento de um Caminhão Tanque – 30 m³: 40 minutos.
Tempo estimado para Descarregamento de um Caminhão Bi-Trem: 60 minutos.
CAPACIDADE MÉDIA MENSAL ESTIMADA DE MOVIMENTAÇÃO DO MODAL RODOVIÁRIO:
Para cálculo da Estimativa de Movimentação Média do Terminal, considerou-se:
– 19 horas/dia, operando 29 dias/mês (média).
– 4 Veículos/hora – Carga ou Descarga de Produtos.
– 2.204 Veículos/mês.
– 66.120 m³/mês.
Os números poderão ser revistos mensalmente.
1.1.2 – MODAL MARÍTIMO:
– Operações de Carregamento de Navios;
Considerando que os 03 (três) Dutos Portuários do Terminal operam com Vazão Média de 400 m³/h, estima-se que um Tanques e Navio com capacidade para 15.000 m³, com o emprego de 02 (dois) Dutos Portuários, pode ser carregado em aproximadamente 19;00 horas.
– Operações de Descarregamento de Navios:
Nas operações de Descarregamento de produtos, são empregadas as Bombas (conjuntos Motor/Bomba) dos Navios.
Estima-se que um Tanque de navio, com capacidade para 15.000 m³ possa ser descarregado em aproximadamente 19:00 horas, a operação sendo a 800 m³/h.
2-) Acompanhamento e Revisão do Presente Demonstrativo:
O Presente Demonstrativo será revisto periodicamente, sendo atualizado em conformidade com as operações do Terminal.
O Presente documento foi elaborado em 03 de outubro de 2.022. Revisão 00